terça-feira, 23 de agosto de 2016

Engenharia De Produção Realiza Visita Técnica À Empresa Selecta

No dia 20 de agosto de 2016, os alunos do curso de Engenharia de Produção do IMEPAC Araguari, acompanhados pelo coordenador Prof. Walter Rodrigues de Andrade, realizaram uma visita técnica à unidade industrial de Araguari da empresa Selecta.
A Selecta é uma companhia Sul-Americana (Chile-Brasil) com mais de trinta anos de experiência no agronegócio, dedicada à fabricação de produtos derivados de soja para diversos segmentos. Em 2009, foi inaugurada a planta industrial de esmagamento de soja na cidade de Araguari-MG, iniciando uma nova fase com foco estratégico na produção de ingredientes de alto valor agregado para a indústria de ração animal e de alimentos.
A visita técnica foi conduzida pelos profissionais Vitor Eddine (Engenheiro de Processos), Gabriel Mochidome (Coordenador de SPC), Gleydson Firmino (Supervisor de SPC) e Jhonathan Fagiani (Supervisor de Produção). Os funcionários e também alunos de Engenharia de Produção Ana Carolyna Marafon, João Goulart e João Gustavo Duarte colaboraram na condução dos colegas de curso.
A atividade se iniciou com o processo de integração e apresentação do fluxo de produção e, posteriormente, os acadêmicos, divididos em 3 grupos, foram conduzidos à cada fase do processo produtivo da empresa desde o recebimento, passando pela preparação, produção de Soy Protein Concetrate (SPC) - que é o principal produto da empresa e os co-produtos produzidos a partir da casca de soja-, o óleo de soja, a lecitina de soja e o melaço. Desta forma, os alunos puderam vivenciar na prática os modelos de transformação abordados nas disciplinas de Sistemas Produtivos, bem como a busca pela sustentabilidade do processo produtivo.
Segundo o Prof. Walter, “esses momentos que ultrapassam os limites das salas de aula são singulares e decisivos na formação de profissionais com visão sistêmica e preparados para atuar no mercado de trabalho”. A aluna Camila dos Anjos definiu a atividade como uma maravilhosa experiência na qual os colaboradores da empresa foram receptivos e tiveram o cuidado de explicar aos estudantes todos os processos da fábrica. “Eles sanaram nossas dúvidas, demonstrando grande empenho e satisfação em nos receber. A empresa está de parabéns e nós temos somente que agradecer. Obrigada pela oportunidade de fazer parte desta visita”, completou.
A íntegra da matéria no site do IMEPAC segue no link abaixo.
Alunos e Funcionários Durante a Visita Técnica
Momento de Integração e Apresentação do Fluxo Produtivo da Empresa