segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Engenharia de Produção Presente na Bienal de Ideias 2016

A fim de estimular a criatividade e originalidade, o IMEPAC Araguari realizou a 2ª edição do Projeto “Bienal de Ideias - Empreendendo e Inovando”. O evento aconteceu na última quarta-feira (09) e teve como objetivo aproximar o estudante do mercado de trabalho para que ele desenvolva um espírito mais crítico e reflexivo na sua área de atuação, buscando ideias para resolver os problemas e trazer melhorias significativas para a comunidade.
Aberto a todos os discentes e egressos do IMEPAC, a Bienal 2016 contou com 37 propostas inscritas das quais 21 foram selecionados para a fase final. A Profª. Leandra Mendes Vale, idealizadora do projeto, destacou que, em sua primeira edição, a Bienal teve apenas 10 trabalhos inscritos, mostrando o crescente interesse dos alunos na pesquisa e aplicabilidade de seus produtos. “O número de inscritos foi realmente uma grande surpresa. E esse é o papel da universidade: precisamos motivar nossos alunos pra que eles exerçam a criatividade, o empreendedorismo e tenham contato mais rápido com o mercado de trabalho e sociedade.”
O aluno de Engenharia de Produção Elton Pachora, orientado pelo Prof. Walter Andrade, apresentou o protótipo do Projeto "Coletor Solar de Baixo Custo" que tem como objetivo aproveitar o potencial de uma fonte de energia renovável e limpa, que é o caso da energia solar, por intermédio de coletor solar que pode ser fabricado artesanalmente a baixo custo.
O Prof. Vieira orientou dois projetos nesta Bienal, desenvolvidos por alunos do curso de Sistemas de Informação, sendo eles o "Protótipo de Controle por Voz para Cadeiras de Rodas", premiado em 3º lugar, e o "Drone para uso Militar".
O Prof. Frederico Barbosa participou como membro da Comissão formada por docentes e membros da comunidade civil onde prestou valiosa contribuição na avaliação criteriosa dos 37 trabalhos apresentados nesta edição da Bienal de Ideias.
Os alunos de Engenharia de Produção ainda tiveram a oportunidade de assistir a apresentação do Grupo Flora Brasil que apresentou as áreas de atuação e mercado da empresa, bem como as oportunidades de colocação profissional para profissionais Engenheiros de Produção.