quarta-feira, 14 de março de 2018

Alunos de Engenharia de Produção Participam de Palestra com Gustavo Caetano no Encerramento do Circuito Inovação

O empresário Gustavo Caetano ministrou a palestra “Pense Simples”, no dia 19 de outubro de 2017, no Pica-Pau Country Clube (Araguari-MG). O evento marcou o encerramento do Circuito Inovação, fruto da parceria entre IMEPAC e Sebrae, contando com o apoio do banco Sicoob Aracoop.
Segundo a Profa. Divânia Araújo Freitas, diretora geral do IMEPAC, a parceria com o Sebrae foi uma grande sucesso, alcançando o seu objetivo de incentivar o empreendedorismo e a inovação entre os estudantes e na comunidade em geral.  “A inovação nunca foi tão necessária como hoje em dia. As coisas mudam em uma velocidade alta e qualquer empresa que queira se manter no mercado precisa ter uma dose de inovação, ou ficará atrás dos concorrentes. Certamente vamos colher frutos dos eventos que aconteceram. Nós plantamos essa sementinha que vai prosperar nos próximos anos.”
 William Brito, gerente do Sebrae-MG,  agradeceu ao IMEPAC por abraçar o Circuito Inovação, enfatizando que, desde o ano  passado, o Sebrae estabeleceu um escritório em Araguari, a fim de atender a demanda de acesso a conhecimentos e recursos que facilitem e estimulem atitudes e decisões inovadoras. “Não é o fim de um ciclo, mas só o início.”
 Antecedendo a palestra principal, foi realizado um “Painel de Inovação”, com a participação de Fabiano Alves, analista de negócios do Sebrae-MG; Gustavo Debs, fundador da ZUP e natural de Araguari; e Octavio Braga, co-fundador da Inngage. Os painelistas compartilharam com o público suas experiências e destacaram que a vida de quem se aventura no mercado é feita de altos e baixos, sendo essencial persistir nos objetivos.  “Nem de sucesso é a jornada do empreendedor. O mundo mudou. As janelas de oportunidades dessa nova indústria 4.0 estão abertas para os empreendedores,” destacou Fabiano.
 Pense Simples
            Natural de Araguari, Gustavo Caetano foi eleito uma das 50 mentes mais inovadoras do país pela revista Proxxima (Meio&Mensagem), um dos 15 brasileiros mais influentes da Internet pela Revista GQ e ganhou por duas vezes o prêmio de CEO do ano (Pequenas Empresas Grandes Negócios e The Next Web). Além disso, foi indicado como o “Mark Zuckerberg Brasileiro” pelo site americano Business Insider.
Gustavo Caetano iniciou a palestra contando sua história em Araguari e a importância da cidade em sua vida. “Passei grande parte da minha vida aqui e daqui saí para descobrir caminhos diferentes que eu não tinha pensado. Tenho orgulho dessa cidade e em toda apresentação, em qualquer lugar do mundo, eu falo que sou de Araguari.”
O jovem empreendedor enfatizou que a inovação é mais simples do que parece. “Qualquer um, independente do lugar onde está, consegue inovar com coisas simples, dicas simples. E eu vou passar essas dicas, baseadas na minha experiência e também na experiência de amigos de outras empresas.”
Gustavo ressaltou, ainda, que o mercado está aberto para quem se arrisca e, principalmente, tira as ideias do papel e as coloca em prática. “Chegou a hora de experimentar, de tirar as ideias da cabeça. Muita gente tem um monte de ideia legal, mas não consegue colocar em prática. É barato colocar em prática, é barato fazer. Se você tem uma ideia para resolver algum tipo de problema, pode ser que seja um grande negócio. Mas se você não experimentar, você nunca vai saber. Não adianta ser um cara criativo se você não executar.  Tem espaço pra quem tem vontade, perseverança para enfrentar os altos e baixos e disposição de ousar. Tem que arriscar e entender que falhar é parte do jogo.”
#ENGPRODIMEPAC
#EMPREENDEDORISMODIGITAL