Objetivos do Curso


Objetivo Geral

De acordo com o que estabelece a Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002, que trata das Diretrizes Curriculares para os cursos de Engenharia, bem como o PDI e a Associação Brasileira de Engenharia de Produção - ABEPRO, o curso de Engenharia de Produção, modalidade presencial do IMEPAC tem por objetivo geral: 

Formar o Engenheiro de Produção generalista, que projeta, modela, implanta, opera, otimiza e mantém sistemas integrados de produção de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, recursos financeiros e informação, capaz de interagir com o meio ambiente, realizar análise de viabilidade econômica, elaborar pareceres e laudos, incorporar conceitos e técnicas da qualidade em sistemas produtivos, coordenar e integrar grupos de trabalho na solução de problemas de engenharia, englobando aspectos técnicos, econômicos, políticos, sociais, éticos, ambientais e de segurança, que exerça a profissão com ética e consciente do seu papel na sociedade. 


Objetivos Específicos:

O curso de Engenharia de Produção, modalidade presencial do IMEPAC tem como objetivos específicos:


  1. Propiciar fundamentação teórico-prática que garanta o desempenho das atividades profissionais dentro do preconizado pela legislação atual e em consonância com as necessidades da sociedade. 
  2. Desenvolver competências e habilidades dentro da base tecnológica da Engenharia de Produção, consubstanciadas em suas dez sub-áreas: i) Engenharia de Operações e Processos da Produção; ii) Logística; iii) Pesquisa Operacional; iv) Engenharia da Qualidade; v) Engenharia do Produto; vi) Engenharia Organizacional; vii) Engenharia Econômica; viii) Engenharia do Trabalho; ix) Engenharia da Sustentabilidade e; x) Educação em Engenharia de Produção. 
  3. Proporcionar estudos que possibilitem a intervenção, a transformação, o estudo e a resolução de problemas, considerando os aspectos éticos, de saúde, de segurança, sociais e políticos, ambientais e culturais, econômicos, de sustentabilidade e de higiene no trabalho. 
  4. Estabelecer estudos que permitam a compreensão dos processos envolvidos no planejamento, levantamento, organização e análise da produção de produtos e processos. 
  5. Oportunizar a conquista empreendedora e da compreensão dos processos de produção. 
  6. Desenvolver métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos. 
  7. Discutir sobre a inovação científico-tecnológica e seus impactos sócio-político-econômico-culturais. 
  8. Desenvolver uma visão sistêmica do trabalho, produção e modelos de gerenciamento de produtos e processos. 
  9. Aprimorar raciocínio lógico, espacial e matemático na resolução de problemas apresentados. 
  10. Planejar e executar atividades de melhoria dos sistemas produtivos. 
  11. Realizar trabalhos em equipe. 
  12. Reconhecer e aplicar métodos de gerência, produção e organização de trabalho. 
  13. Apresentar formas diversas de argumentação, tanto oral quanto escrita (relatórios, gráficos, textos, seminários) de modo claro e objetivo. 
  14. Valorizar o exercício da cidadania cooperativa através de atividades de responsabilidade social. 
  15. Solidificar a formação do engenheiro a partir da natureza geral do conhecimento próprio de Engenharia. 
  16. Preparar engenheiros de produção competentes, responsáveis socialmente, para atuarem na cidade de Araguari e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário.