Perfil do Egresso

O perfil do Engenheiro de Produção do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos de Araguari é de um profissional multidisciplinar, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, atuar em áreas como a pesquisa operacional, a gestão e administração, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados, envolvendo homens, materiais e equipamentos, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
Para isso, e em conformidade com a Resolução CNE/CES 11/2002, que trata das diretrizes curriculares para os cursos de Engenharia, as atividades de ensino aprendizagem propostas no curso devem direcionar para a construção das seguintes competências e habilidades:
Competências e Habilidades:

  • Identificar, formular e resolver problemas relativos à pesquisa   operacional, à gestão e à administração de sistemas.
  • Planejar e analisar sistemas, produtos e processos, supervisionando a operação e a manutenção destes sistemas.
  • Especificar, prever e avaliar os resultados obtidos em sistemas produtivos, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia.
  • Desenvolver novas ferramentas e técnicas que potencializem sistemas, produtos e processos.
  • Atuar, buscando permanente articulação e atualização profissional, exercendo a liderança de equipes multidisciplinares.
  • Exercer com ética, proficiência e responsabilidade profissional nas diversas organizações da sociedade, avaliando a viabilidade econômica dos projetos de engenharia e o seu impacto no contexto social e ambiental.
  • Atuar como projetista, gestor e empreendedor de organizações, tanto unitárias quanto em redes ou cadeias de sistemas produtivos.
  • Inserir-se no contexto local/regional, com uma ampla visão global, ciente das constantes mudanças e intervindo, inclusive, como agente destas mudanças.
  • Exercer suas atividades profissionais de forma social e ambientalmente responsável, consciente de seu papel na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário.